Ver Todas

Notícias / CRESEMS, CISOP e 10ª Regional de Saúde debatem melhorias na saúde pública em reunião com secretários municipais

Secretários municipais de Saúde que integram o Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde (CRESEMS), juntamente com representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (CISOP) e da 10ª Regional de Saúde, participaram, nesta quinta-feira, de uma reunião estratégica da 10ª Região de Saúde. O encontro teve como principal objetivo discutir o novo modelo de financiamento de recursos do Governo do Estado e seus impactos na gestão regional da saúde pública.

Durante a reunião, realizada com a 10ª Regional de Saúde e o CISOP, foram debatidos temas relacionados à mudança no modelo de financiamento, que passa a vigorar a partir do mês de fevereiro, quando a contratação de determinados serviços passa a ser de competência direta dos municípios.

Segundo os participantes, a mudança é avaliada de forma positiva, pois possibilita que a Regional de Saúde, o CISOP e os secretários municipais de saúde, que compõem o CRESEMS, se reúnam para discutir de forma conjunta estratégias capazes de reduzir possíveis impactos negativos da transição, tanto para os municípios quanto para a população usuária dos serviços de saúde.

Durante o encontro, também foram abordados desafios operacionais, a necessidade de planejamento regional e o fortalecimento da cooperação entre os entes, visando garantir continuidade, eficiência e qualidade na prestação dos serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o presidente do CRESEMS e secretário municipal de Saúde de Espigão Alto do Iguaçu, Jocemar Mendes de Jesus, o diálogo entre as instituições é fundamental neste momento de mudança. Segundo ele, a construção coletiva de soluções contribui para uma transição mais segura e organizada.

A reunião reforçou o compromisso do CRESEMS, do CISOP e da 10ª Regional de Saúde em manter o alinhamento institucional, buscando soluções regionais que garantam sustentabilidade à gestão municipal e melhor atendimento à população da 10ª Região de Saúde.